terça-feira, 16 de dezembro de 2014

[Guia Prático para Jogar Tekken] # 2 - Combos: Subiu Tomou, Caiu Levou!


Olá amiguinhos!

Muito tempo desde a ultima lição?
Tenham calma gafanhotos! Aqui as coisas funcionam bem bagunçadas. Tipo luta de noob xD

Mas falando sério, vocês viram as ultimas novidades que eu achei sobre o mais novo (até o momento em que escrevo este post) Tekken 7?

Se ainda não, vejam que ta bacanudo!

Ah, e se perdeu algum dos capítulos anteriores, falamos sobre alguns conceitos importantes antes de distribuir pancada no amiguinho.
Se você ainda não leu, recomendo que se familiarize com o conteúdo antes de continuar.

Maaas como eu conheço meus pupilos, sei que vão continuar por aqui assim mesmo sem ler nada.
Ok ok, vou dar uma relembrada então no que foi dito - até mesmo para situar vocês depois de algum tempo desde o ultimo post.

No capítulo zero, antes de mais nada, vimos a importância de saber movimentar corretamente o seu personagem dentro do ringue - avançar contra seu adversário para o pressionar, se distanciar para se recompor ou evitar ataques, e por ultimo a evasão pelas laterais, um dos diferenciais de esquiva mais marcantes de Tekken, que nos permite contra-atacar nosso oponente das mais variadas formas.

Já no primeiro capítulo, vimos que cada personagem possui um perfil de combate, tendo em vista sua arte marcial principal.
Assim, medir o alcance dos seus golpes favoritos é importante para evitar atingir o ar, e abrir brechas para punições.
Lembrando que "Punição" é um termo que pode ser encarado como uma abertura causada por um "erro"; um vacilo mesmo, que te deixa abertamente exposto a um contra ataque.




Hoje vamos falar sobre a luta propriamente dita.
No entendo, não pretendo aqui especificar comandos nem estratégias para um ou outro personagem.
Iremos abordar algumas táticas mais genéricas, que normalmente vão funcionar com qualquer personagem que você goste de jogar, de qualquer uma das versões do game que você tenha.

Essas são algumas técnicas mais básicas de jogo, para jogadores mais iniciantes.
Ou seja, elas vão ajudar a te situar sobre como se funciona o combate em Tekken.
Vamos tentar mergulhar no sistema de batalha de Tekken aos poucos, para tentar captar essas dicas de forma que fiquem bem gravadas na mente, pois começa hoje as principais lições que um jogador iniciante precisa pra começar a aprender.

Bora?

Primeiramente vamos falar um pouco sobre combos.
Em Tekken, os combos costumam ser um pouco mais curtos que em outros jogos de luta 3D, como Dead or Alive por exemplo. Costumam ter a duração média de 3 a 4 golpes sequenciais, num combo mais comum. Mas também existem outros maiores, com 5, 6 e até 10 hits.

Geralmente esses golpes são pré-definidos para cada personagem, e você pode dar uma conferida neles lá no Command List, no menu de Start.
Mas caso não esteja com paciência ou tempo para verificar, a maioria dos personagens possuem combos simples, com pelo menos dois botões iguais (tipo soco direito, soco esquerdo etc..) e um diferente (chute). Ou vice e versa.

Então, durante sua partida, tente "pescar", ou tirar algum combo na marra, testando combinações de 3 botões. Comece com dois socos, e um chute. Ou três socos - sendo soco direito, esquerdo e direito.
Ou dois chutes e um soco (tipo chute esquerdo, direito e soco direito).
Quando seu personagem executar uma sequência fluida desses botões, significa que você descobriu um combo. E isso já é um começo.

Mas não vá se achando o mestre "combador" de todos os tempos.
Agora é bom pensar em momentos onde um combo pode ser interessante na luta.
Lembrando que cada parida é um caso singular, então, por via de regra usaremos algumas situações comuns de uma luta real para exemplificar. Dessa forma esperamos que você não saia tentando vencer todas as partidas com uma única estratégia, que pode não dar certo. A ideia é não generalizar. Bem, acho que ficou claro né?

Jogadores experientes costumam utilizar os combos quanto não há saída para escapar deles.
Existem basicamente duas formas de aplicar um combo numa situação onde seu adversário não tem como escapar ou contra atacar: quando ele esta no ar, ou quando está no chão.

Vamos nos lembrar que combos são ataques sequenciais. Portanto, começar um combo quando o
adversário está de pé, e atento aos seus movimentos é arriscado, pois quando ele defende algum golpe ou escapa por algum motivo, você fica totalmente exposto a punições.
Assim, seja cauteloso em aplicar esses combos em ouras situações que não sejam as citadas acima.

Chamamos de combos "aéreos" quando o personagem adversário é lançado no ar, ou está caindo no chão, e você inicia uma sequência de ataques enquanto ele está nessa situação.
Quando o personagem toma um hit no ar, ele tende a repetir a animação de queda, ou seja, ele fica "pingando" no seu combo até que ele caia no chão. Portanto, golpes que o mantenham longe do chão, como chutes ou socos numa altura média são fáceis de acertar o oponente no ar.
Trene isso no modo Practice, ou então, tente fazer experiências durante o combate.

Tente encontrar um golpe de seu personagem, que lance o oponente pelos ares, mesmo que não seja uma grande altura. Depois disso, enquanto o adversário está no ar, tente atingir ele com um combo simples de 3 hits - de preferência um que o mantenha no ar conforme vai atingindo o adversário.

Vamos fazer uma breve recapitulação para passar pros combos de chão.

Primeiro, tente aprender algum combo simples de se executar, com uns 3 hits.
Depois, encontre algum golpe do seu lutador que erga o adversário no ar, a uma altura razoável.
Então, tente aplicar o combo simples e observe se todos os golpes acertaram da forma correta, e se eles conseguiram manter o adversário no ar até o fim.
Não parece muito fácil, mas se você conseguir fazer isso, já terá uma boa técnica pra aplicar quando quiser tirar uma boa quantidade de life do adversário de forma segura e eficiente.

Bem, em Tekken, podemos acertar o personagem que está no chão de diversas formas.
Aliás essa é uma das mecânicas que os jogadores mais utilizam para se aproveitar de um momento de fraqueza do oponente.
Particularmente eu não costumo abusar demais desse recurso, até por que não são todos os personagens que possuem golpes próprios para acertar o adversário lá em baixo.
Porém, muitas vezes, contra um oponente muito agressivo ou técnico, uma das poucas formas de você conseguir causar dano significativo, é aproveitando essas oportunidades para golpeá-lo de todos os jeitos possíveis.



Combos baixos, que atingem o oponente enquanto está caído - ou mesmo no ato de se levantar - são um pouco mais fáceis que os combos aéreos, pois exige menos timing, e não precisa ser um combo propriamente dito.

As vezes sequências curtas de 2 golpes são o suficiente para evitar a recuperação do adversário enquanto causa algum dano.
Por isso, tente encontrar golpes que atinjam uma altura da metade do corpo para baixo, de preferência que sejam mais amplos, como rasteiras, ou chutes que alcancem uma área maior.
Assim, mesmo que o adversário role para tráz/lados/frente, ele será atingido.

Combos no chão são mais fáceis de se executar, mas costumam ser um pouco mais curtos que os aéreos.

Ultima Dica Importante de hoje!


Fugindo um pouco do tema principal, gostaria de falar sobre a aplicabilidade das técnicas ou macetes em Tekken.

Existem algumas situações que limitam o que nós podemos ou conseguimos fazer.
Tekken é um jogo extremamente versátil, pois ele não se prende as suas próprias regras, tornando mais difícil de se conduzir a luta.
Outra grande característica da série, é o fato de ter os tais 3 "níveis", ou alcances de dano - que seriam o High, Middle e Low (vamos falar sobre eles mais adiante). Isso faz com que os personagens tenham uma quantidade de golpes grande, variações enormes e possibilidades maiores ainda.




Por isso mesmo, muitas vezes você acaba tentando executar um ataque, mas sai outro. Isso por que a quantidade de combinações é grande, e as vezes bastante parecida. Quando se joga contra alguém que não tem o domínio total do personagem, você pode esperar qualquer coisa dele. Desde sequências um pouco decoradas e repetitivas até ataques que ele não usou em momento algum na luta, que mal sabe ele como fez, mas que saiu "sem querer" e acabou com a luta.

Portanto, tenha em mente que o perfil do seu adversário é muito importante ao se levar em conta que ataques ou estratégias utilizar. Tente discernir o perfil dele, o quanto ele sabe sobre o jogo, qual o comportamento dele quando está por cima na luta, ou quando está levando uma sova sua., etc.
Decorar os padrões de ataque do seu adversário, e saber se adaptar a eles, é uma qualidade indispensável para um bom jogador de fighting game - em qualquer jogo; de Smash Bros. até Street, e também em Tekken.

Existem vários fatores que podem influenciar um combate,
Claro que não se pode prever tudo o que pode te ajudar ou atrapalhar, mas identificar as circunstancias mais claras é uma coisa que bons jogadores sabem fazer. Um bom jogador sabe ler, ou entender o que o jogo está "pedindo". E a partir daí, ele sabe como aproveitar, ou usufruir do que o jogo tem para oferecer. Na verdade essa é uma verdade que transpõe a realidade dos jogos virtuais.
Saber o que se pede de você, o que se espera, o ajuda a se preparar para corresponder a isso, e te da um objetivo claro na mente.


Então é isso! Espero que tenham gostado das coisinhas que vimos hoje.

Bons contras rapaziada! Até a próxima!
Unknown Web Developer

Como todo desenvolvedor de softwares, com pouco auto-estima, vejo nos videogames algo que a vida real não mostra. Jogador veterano de Monster Hunter, RPGista entusiasta, e meio barulhento quando o assunto é Fighting Games, um ser vivo que consegue desperdiçar seu valioso tempo da melhor forma possível. O que como? Onde durmo? Daonde tira tantas ideias idiotas? Hoje, no Globo Reporter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...